sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Quando morri,um dia abri os olhos e era Brasília..." C.L.


Brasília é construída na linha do horizonte. – Brasília é artificial. Tão artificial como devia ter sido o mundo quando foi criado. Quando o mundo foi criado, foi preciso criar um homem especialmente para aquele mundo. Nós somos todos deformados pela adaptação à liberdade de Deus. Não sabemos como seríamos se tivéssemos sido criados em primeiro lugar, e depois o mundo deformado às nossas necessidades. Brasília ainda não tem o homem de Brasília. – Se eu dissesse que Brasília é bonita, veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas de digo que Brasília é a imagem de minha insônia, vêem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia – minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto. Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil; eles ergueram o espanto deles, e deixaram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério. – Quando morri,um dia abri os olhos e era Brasília. Eu estava sozinha no mundo. Havia um táxi parado. Sem chofer. – Lucio Costa e Oscar Niemeyer, dois homens solitários. – Olho Brasília como olho Roma: Brasília começou com uma simplificação final de ruínas. A hera ainda não cresceu. – Além do vento há uma outra coisa que sopra. Só se reconhece na crispação sobrenatural do lago. – Em qualquer lugar onde se está de pé, criança pode cair, e para fora do mundo. Brasília fica à beira. – Se eu morasse aqui, deixaria meus cabelos crescerem até o chão. – Brasília é de um passado esplendoroso que já não existe mais. Há milênios desapareceu esse tipo de civilização. No século IV a.C. era habitada por homens e mulheres louros e altíssimos, que não eram americanos nem suecos, e que faiscavam ao sol. Eram todos cegos. É por isso que em Brasília não há onde esbarrar. Os brasiliários vestiam-se de ouro branco. A raça se extinguiu porque nasciam poucos filhos. Quanto mais belos os brasiliários, mais cegos e mais puros e mais faiscantes, e menos filhos. Não havia em nome de que morrer. Milênios depois foi descoberta por um bando de foragidos que em nenhum outro lugar seriam recebidos; eles nada tinham a perder. Ali acenderam fogo, armaram tendas, pouco a pouco escavando as areias que soterravam a cidade. Esses eram homens e mulheres menores e morenos, de olhos esquivos e inquietos, e que, por serem fugitivos e desesperados, tinham em nome de que viver e morrer. Eles habitaram as casas em ruínas, multiplicaram-se, constituindo uma raça humana muito contemplativa. – Esperei pela noite, noite veio, percebi com horror que era inútil: onde eu estivesse, eu seria vista. O que me apavora é: é vista por quem? – Foi construída sem lugar para ratos. Toda uma parte nossa, a pior, exatamente a que tem horror de ratos, essa parte não tem lugar em Brasília. Eles quiseram negar que a gente não presta. Construções com espaço calculado para as nuvens. O inferno me entende melhor. Mas os ratos, todos muito grandes, estão invadindo. Essa é uma manchete nos jornais. – Aqui eu tenho medo. – Este grande silêncio visual que eu amo. Também a minha insônia teria criado esta paz do nunca. Também eu, como eles dois que são monges, meditaria nesse deserto. Onde não há lugar para as tentações. Mas vejo ao longe urubus sobrevoando. O que estará morrendo meu Deus? – Não chorei nenhuma vez em Brasília. Não tinha lugar. – É uma praia sem mar. – Mamãe, está bonito ver você de pé com esse capote branco voando (É que morri, meu filho). – Uma prisão ao ar livre. De qualquer modo não haveria pra onde fugir. Pois quem foge iria provavelmente para Brasília. Prenderam-me na liberdade. Mas liberdade é só que se conquista. Quando me dão, estão me mandando ser livre. – Todo um lado de frieza humana que eu tenho, encontro em mim aqui em Brasília, e floresce gélido, potente, força gelada da Natureza. Aqui é o lugar onde os meus crimes (não os piores, mas os que não entenderei em mim), onde os meus crimes não seriam de amor. Vou embora para os meus outros crimes, os que Deus e eu compreendemos. Mas sei que voltarei. Sou atraída aqui pelo que me assusta em mim. – Nunca vi nada igual no mundo. Mas reconheço esta cidade no mais fundo de meu sonho. O mais fundo de meu sonho é uma lucidez. – Pois como eu ia dizendo, Flash Gordon... – Se tirasse meu retrato em pé em Brasília, quando revelassem a fotografia só sairia a paisagem. – Cadê as girafas de Brasília? – Certa crispação minha, certos silêncios, fazem meu filho dizer: puxa vida, os adultos são de morte. – É urgente. Se não for povoada, ou melhor, superpovoada, uma outra coisa vai habitá-la.
[...]

Clarice Lispector

9 comentários:

  1. Evandro, Através de Brasília, Clarice Lispector revela seu próprio universo.
    Abraços meu querido e Ótimo final de semana.

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  2. Mas te digo que Brasília é a imagem de minha insônia, vêem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia – minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto.

    Exatamente assim que eu senti Brasília quando a vi pela primeira vez. Morei debaixo desse céu por 3 anos. Um dia percebi que dormi e vivi o sonho dessa cidade projetada.
    Lindo fim de semana para voce, querido.

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  3. das pouquíssimas coisas boas saídas de Brasília, posso citar a LEGIÃO URBANA, melhor banda de rock do Brasil.

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  4. Oi, Evandro. Cheguei aqui por indicação da Si. E o que me fez ficar foram eles: Clarice, Caio, Ítalo, Maria Bethânia. O "sabor da tua letra" me é muito familiar.
    Parabéns pela qualidade das tuas leituras.
    Abraços,
    Jozi.
    www.olugardascoresescritas.com

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  5. A maneira de como ela descreve Brasilia é fascinante...
    Forte abraço!

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  6. .

    Não conhecia esse texto da Clarice. Decerto, não tenho o livro, senão, lembraria.

    Bom passar por aqui, Evandro!

    Sempre com belas surpresas a nos presentear.

    Belo final de semana pra ti.

    Beijos

    .
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  7. - Não gosto de Brasília, mas curiosamente gosto dos que gostam dela. Para mim, Brasília não é uma cidade: é um esplêndido jardim onde falta uma bicicleta largada no gramado, uma bola encostada num canto, um cachorro enrodilhado à sombra de algum arbusto. A Pampulha segue o ondulado das montanhas das Gerais e o MAC, em Niterói, recosta suavemente sua parede inclinada na encosta Norte do Pão de Açucar, do outro lado da baía. Onde as referências em Brasília, exceto um horizonte retilíneo e inalcançável?
    - Abraços.

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  8. Olá, tudo bom?
    Tem um selinho pra você em meu post.
    Abraços
    Carolina

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  9. Ah Clarice, essa danada, só ela pra me surpreender assim, quanta sensibilidade...

    Lindo texto meu amigo,

    Abraço

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