terça-feira, 2 de novembro de 2010

Simone de Beauvoir mudou nossas vidas


Ontem na livraria Saraiva de Botafogo eu me deparei novamente com o livro Téte a téte - diário íntimo da Simone Beauvoir e sua vida com Sartre.Li esse livro em 2002 quando ainda trabalhava na livraria Siciliano de Fortaleza.

Foi uma revolução na minha vida!
.
Os dois amantes existencialistas tinham um pacto: Seriam livres para se relacionarem com outras pessoas, mas não esconderiam nada um ao outro. Inaugurando uma nova maneira de amar, construiriam um escudo para protegerem o laço entre eles, firmando uma cumplicidade inegável onde não haveria traição, pois tudo seria compartilhado.

Claro que isso não evitou a dor, o medo, o desprezo e a angústia de qualquer outro relacionamento “padrão”- Mas para mim, só ressaltou o quanto eram brilhantes, corajosos e indivíduos profundamente inovadores. Fizeram das suas vidas um verdadeiro experimento de si e do outro, sem medo da ferida e de cutucá-la o quanto quisesse. Enfim, me apaixonei perdidamente. E na época passava horas ouvindo
os Doces Bárbaros cantando “o seu amor, ame-o e deixe-o livre para amar, livre para amar, livre para amar” - tão inspirada que estava por todos aqueles pensamentos revolucionários! Sim, Simone de Beauvoir mudou nossas vidas.

Um comentário:

  1. Já me indicaram Beauvoir também, disseram que eu ia amar e que era minha cara.. Peguei na biblioteca 'As belas imagens' e não consegui passar da página 20.. não me encantou. Tem algum título que possa realmente me fazer 'amar'?
    Aguardo recomendação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir