domingo, 14 de novembro de 2010

Três Livros para entender o Brasil




Casa-grande & senzala é o primeiro livro de Gilberto Freyre. Publicado em primeira edição no Rio de janeiro, em dezembro de 1933, teve enorme repercussão junto ao público. Abordagens inovadoras de vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas revelam um painel envolvente e deliciosamente instigante da formação brasileira no perí odo colonial. Da arquitetura real e imaginária da casa-grande e dos fluxos e refluxos do cotidiano da famí lia patriarcal, emergiram traços da convivência feita de intimidade e dominação entre senhores e escravos e entre brancos, pretos e í ndios que marcaram para sempre a sociedade brasileira. Após diversas edições, Casa-Grande & Senzala continua repercutindo.






Entender o sentido do que hoje somos é muito mais do que um desafio, constituísse num longo e detalhado processo de trabalho. A reflexão sobre a nossa formação nos remete às nossas origens, à história que como brasileiros, fomos construindo. A realidade na qual nos encontramos traz reflexões e pontos de vista provenientes de outros contextos.
É isso que Darcy Ribeiro faz nesse livro, nos mostrar que somos esse povo novo, que surgiu da mistura do índio, do branco colonizador e do negro.









Publicada em 1936, Raízes do Brasil aborda aspectos centrais da história da cultura brasileira. O texto consiste de uma macro-interpretação do processo de formação da sociedade brasileira. Destaca, sobretudo, a importância do legado cultural da colonização portuguesa do Brasil, e a dinâmica dos arranjos e adaptações que marcaram as transferências culturais de Portugal para a sua colônia americana.

3 comentários:

  1. Muito boas as referências bibliográficas.
    Estas que você citou são clássicas.
    Tenho essas três obras.
    Acrescentaria, se você me permite, "Carnavais, malandros e heróis" de Roberto da Mata e "História do Brasil" organizada por Maria Yeda Linhares.

    Muito bacana mesmo o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, são livros bem conhecidos mas a gente passa batido por eles...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Evandro, passando por aqui para retribuir o ótimo comentário que você deixou no Euforia e também conhecer seu trabalho.

    Essas indicações são muito boas e, com certeza, fundamentais! O Raízes do Brasil ficou na minha cabeça, porque, na faculdade, um professor fez prova oral sobre o livro.

    abs

    ResponderExcluir