quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

As Benevolentes


Termei de ler após 2 anos "As Benevolentes" do escritor Norte-Americano (mas radicado na França, aliás o livro foi escrito em francês e não em inglês), Jonathan Littell.
Littell com este grande livro, tanto em tamanho como em qualidade conta-nos as memórias de um ex oficial das SS alemão, Maximilien Aue, filho de pai alemão e mãe francesa que tem uma infância conturbada, e uma estranha relação com a irmã. Tudo isto vai moldar a sua personalidade e torna-lo numa pessoa bastante instável e com uma sexualidade fora do normal.
É através de Aue e da sua intervenção na guerra que Littell nos dá a conhecer o lado e a perspectiva alemã do conflito, principalmente a guerra na frente Leste, nomeadamente na Ucrania e depois no cerco de Estalingrado, onde ele descreve com uma exatidão todo o sofrimento e desgraça que se abateu sobre os soldados e população civil, numa das batalhas mais terríveis e sangrentas da II Guerra Mundial, a descrição da vida dos soldados, o frio intenso, a falta de condições as doenças, os mortos, os mutilados, posso dizer que são das páginas mais violentas que li até hoje.
Após ser ferido e regressar a Berlim, Aue (que é formado em direito e jurista), é colocado a trabalhar junto a nomes sonantes da "Solução Final" para o problema dos judeus, trabalha com Himmler; Eichmann e Speer entre outros. Nesta parte do livro, Littell debruça-se sobre os judeus, os campos de concentração, descrevendo os mesmos e com bastante pormenor a brutalidade do tratamento que era dado aos judeus.
Com o aproximar do fim da guerra, e a iminente invasão por parte dos soviéticos, a loucura alemã desses dias foi levada ao extremo afetando igualmente Aue, levando ao final do livro e a sua respectiva fuga.
Este livro é de uma enorme qualidade, recebendo o seu autor dois dos maiores prêmios literários franceses, o Goncourt e o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa. Apesar disso é um livro que lançou uma enorme polêmica, sendo até mal recebido por muita gente e críticos. A meu ver é excelente, talvez dos mais violentos que li até hoje, tanto emocionalmente como psicológica e fisicamente, tem passagens muito "pesadas", descrições terríveis e pormenorizadas, mostra até onde o homem pode chegar, tornar-se numa "besta", um "monstro" que consegue dizimar milhões de outros seres humanos em nome de um ideal, de uma política e da loucura de um ou alguns homens.
Para mim a parte negativa deste livro (mas que compreende-se que assim seja), são as inúmeras designações em alemão, tanto dos postos dos soldados, das repartições, ministérios, serviços, etc, etc, que obriga a uma constante busca no glossário que vem no fim do livro.
Para quem o queira ler, sugiro que o leia com um estado de espírito livre e com força de vontade porque não é um livro facil de ler devido às razões atrás referidas e às suas 884 páginas. Eu mesmo levei dois anos para conclui-lo.

7 comentários:

  1. Acredito que seja um livro bom...
    hehehehe
    2 anos é muito tempo...=D
    Boa referencia.


    www.potedesonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Evandro?!
    Aquele AXÉ!!!!!!!
    Gratidão pela amizade.
    Que em 2011 a gente se encontre!
    Show de ano novo pra vc!
    Eternas bençãos deste teu novo amigo!

    ResponderExcluir
  3. HUm, que história interessante.
    Adorei a dica, meu amigo. Este tipo de sugestao é sempre bem vindo =D

    Um forte abraço pra vc e um feliz 2011!

    Te espero lá no blog ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Retribuindo visita!
    Queria te dar meus parabéns pela temática do seu blog
    ainda não tinha visto nada igual.(um blog com dicas de livros)
    abraços.

    www.cantodaideia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Evandro,
    Passando por aqui para desejar um Feliz 2011.
    Que o ano nos traga muita paz, alegria, energia positiva e
    realizações. Estenda aos amigos, amigas e familiares.
    Feliz Ano Novo - 2011
    Abraço

    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  6. Nessa oportunidade que tenho, venho até aqui, te desejar um feliz 2011. Muita paz e muita luz! Sucesso pra você e seu blog, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Evandro, Desejo há você um Ano com muita Saúde e Paz por que o resto à gente corre atrás!

    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/

    ResponderExcluir