quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Clarice Lispector - 85 anos


Em 10 de dezembro de 1925, nascia Clarice Lispector. 

Até o dia 10 de dezembro de 2010, esse blog será dedicado à Clarice.




"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro… Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu…Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma."

7 comentários:

  1. Fiquei triste cara. Eu acabo de acordar p/ vida é ver que não vivi!

    SINCERAMENTE? Eu agradeço por essa postagem, ela foi muito útil, a a partir de agora ta decidido! lerei as obras de Clarice! ;) (t+)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que belíssimas palavras. Amo os textos dela, as frases...ela de fato, será eterna. Esta é uma das principais graças de escrever, né? Pois nossos escritos, de certa forma, nos tornarão vivos mesmo quando morrermos. Ela é maravilhosa!
    Um forte abraço, meu amigo.
    Te espero lá no blog ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo texto.
    Eu adoro a Clarice, vou adorar que vc faça mais postagens sobre ela.

    Obrigada pela atenção com meu blog. Agradeço o comentário estimulante.


    http://agarotapsicose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ser Clarice.
    Gostei do seu blog. vou acompanhar ... ^^
    =*
    http://m-merripen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Cara fiz um trabalho sobre ela essa semana, abordando tbm outros autores da geração de 45. ela foi simplesmente demais:p

    http://gigabyteblogger.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, saudades dessa dama da Literatura, queria poder tê-la conhecido :/

    ResponderExcluir
  7. Quem acompanha meu blog sabe que eu sou louco por Clarice Lispector.

    Bela homenagem!

    Abraço,
    P.A.
    _______________________________
    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir