sábado, 1 de janeiro de 2011

O Primeiro Dia...




O destino de João ( Luiz Carlos Vasconcelos), encarcerado em um presídio do Rio de Janeiro, jamais deveria cruzar o de Maria ( Fernanda Torres), isolada em seu apartamento. Mas no dia 31 de dezembro, João foge da prisão. No mesmo momento, Maria vaga pelas ruas da cidade, desamparada. João é perseguido nos becos e favelas de Copacabana. Começa a contagem regressiva para a virada do ano. Estouram os primeiros fogos de artifício. Sem nenhuma perspectiva, Maria sobe para o teto de seu prédio, o mesmo lugar onde João tenta se esconder dos seus perseguidores.

É nesse espaço, entre o céu e a terra, na utopia de uma única noite, que a cidade partida finalmente se abraça, que o milagre se produz… até a chegada do primeiro dia. Um filme avassalador, construído na fenda da felicidade de encerrar um ciclo e abrir um novo.

A carreira inteira de Walter Salles (diretor de Central do Brasil, Terra Estrangeira, Abril Despedaçado, Diários de Motoclicleta e do recente Linha de Passe) pode ser interpretada como um olhar sobre o recomeço: todos os seus personagens principais olham para a vida como se cada minuto fosse uma chance de tentar de novo, de poder reviver do zero a vida. Daí os temas da viagem, da fuga, da perda, do encontro dos opostos, dos avessos do acaso.

 O Primeiro Dia explicita esse gosto pelos "excluídos", que nesse caso são os excluídos da vida: o homem que decide largar a esposa às vésperas do dia 1º de janeiro, a professora cujo mundo explodiu e vai tentar o suicídio, o presidiário que tem que matar o melhor amigo para fugir da cadeia, o malandro que tem que se foragir mas resolve fazer a última visita à casa, um velho detento que acha que o mundo inteiro vai mudar na passagem do ano ("vai mudar tudo, o um vai virar dois, o nove vai virar zero, o outro nove vai virar zero, o outro nove vai virar zero também": impressionante interpretação de Nélson Sargento).



10 comentários:

  1. Não vi esse filme ainda... de Walter Salles com a Torres, eu só vi "Terra Estrangeira"!

    Mas após o seu post, fiquei com vontade de conferir essa obra.

    Abs!!!

    www.vemaquinomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Evandro,
    Feliz 2011 meu amigo.
    Bem, se tem Fernanda Torres no elenco, já é indício de qualidade de interpretação. Que atriz fantástica. Quanto ao filme, também não assisti ainda, mas agora vou atrás. Walter Salles faz trabalhos muito interessantes.
    Grande dica...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Excelente dica esse filme nacional que fala de exclusão.
    Felicidades sempre.
    Abração grande nesse "Primeiro Dia" do ano que se inicia do "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  4. Caraca tu tem uma ótima cultura pra filmes, ta sempre muito antenado, sempre indicando e incentivando a cultura....
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pelo roteiro descrito e o trailler, deve ser um filme interessantíssimo!

    Fiquei com vontade de assistir...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Interessante sua crítica do filme. Eu ainda não vi o filme, pretendo ver, ainda mais depois da sua opinião que me deixou curiosa quanto a produção :D

    Só uma correção, o filme "Ensaio Sobre a Cegueira" não foi dirigido pelo Walter Salles e, sim, pelo Fernando Meirelles. Salles dirigiu na mesma época o filme "Linha de Passe", que tem no elenco o garotinho (agora já homem) do "Central do Brasil".

    Caso eu veja logo o "O Primeiro Dia", eu posto meu comentário sobre o filme aqui :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. e aí, Evandro!
    não vi esse filme ainda, mas como amante do cinema nacional, irei assistir (ainda mais por ser dirigido pelo Walter Salles... sou apaixonado por Central do Brasil!!!)

    abraço,


    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Evandro, tudo bem?
    Walter Salles é um diretor que admiro muito por essa sua insistência em abordar o recomeço, o medo em torno dele. Num país abarrotado de recomeços e tentativas fracassadas, creio que seja importante prezar pela não desistência principalmente da própria vida, não é?
    Obrigado pela dica, alugarei o filme assim que possível.

    ResponderExcluir
  9. Ótima opção de filme.
    Beijos..
    Juju



    http://bugigangasdaju.blogspot.com/

    ResponderExcluir