quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Vitória nossa de cada dia?


“Não temos amado, acima de todas as coisas.
Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro. Não temos nenhuma alegria que já não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais, e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas.

Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa. Falar no que realmente importa é considerado uma gafe.

Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer “pelo menos não fui tolo” e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza a nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso consideramos a vitória nossa de cada dia."

Clarice Lispector

15 comentários:

  1. Eu tenho evitado Clarice e sua letra profunda que traduz o que pensamentos de forma crua e bela, que tem o poder de me desassossegar. Repare as palavras que ela usa, são as mais corriqueiras, formando textos geniais.

    Já te disse que és um príncipe?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Evandro, passo sempre por aqui e não perco um post seu. Compartilho com a Si Fernandes a idéia poética de que és mesmo um principe. Angelo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Clarice me emociona. Suas palavras me fazem arrupiar, ela me faz sentir!
    Gostei do Blog
    ABraços

    ResponderExcluir
  4. nossas contradições são mesmo cheias de covardias.



    bjsmeus

    ResponderExcluir
  5. belo texto da Clarisse Linspector

    se possivel, visite meu blog

    www.semente-terra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Desculpe, mas essa mensagem é coletiva para todos os parceiros do meu blog, e estou passando aqui para pedir que dê uma olhada no link:
    http://www.tocadowilliam.com/p/parceiros_25.html
    Lá tem a explicação sobre problemas ocorridos com os banners.
    Muito obrigado, agradeço a atenção e desculpe não comentar nada agora. Preciso registrar esse problema com todos os parceiros.
    Abraço e ótimo final de semana.
    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  7. Clarice Lispector é sempre bom. Evandro, numa manhã de sábado começar o dia lendo Clarice Lispector é simplesmente buscar inspiração para todo o restante. Um super e grande abraço pra você!

    ResponderExcluir
  8. estou pondo a leitura aqui em dia pra garantir a vitória de hoje.

    Dei uma olhada nos textos que ficaram pra trás e ri um bocado ao descobrir que Deus é Naja. Quero o número do Jamanta Express, mas a minha eu quero dourada. Estou em busca do humor perdido.

    Deixei outro comentário aí abaixo.

    E li também o que a Si escreveu a seu respeito.

    Abraço e até a volta.

    ResponderExcluir
  9. Evandro, como sempre escolhendo Ótimas citações de Clarice Lispctor.

    Indiquei teu blog ao Prêmio Blog de Ouro de 2011.
    Segue o Link => http://migre.me/3X65y

    Abraços e Ótimo Sábado!

    ResponderExcluir
  10. Clarice tem o poder de nos calar...


    Meu caro,
    quando puder leia Flores Azuis. É um livro maravilhoso. Arrebatador como disse a querida Vanessa - dos Cadernos de Luísa.

    Lucio Cardoso é sem dúvida um belo escritor. Estou conhecendo sua obra bem devagar e como ninguém ele entende da nossa alma, medos...

    Obrigada pela alegre e doce visita!
    Bom fim de semana,´

    até mais :)

    ResponderExcluir
  11. Clarice é densa e profunda!

    Parabéns pelo post.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Clarice é sempre uma boa pedida para amanhecer em qualquer dia...Gosto de tudo que ela escreveu, tudo mesmo...Não é à toa que estudo ela em meu doutorado. Fico feliz por cada pessoa que de algum modO a cita, traz ela para a ordem do dia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Evandro, primeiro gostaria de dizer que fiz uma opção por me concentrar mais nos meus estudos da minha graduação e, assim, me ausentei (não comletamente) daqui. Não é desculpas, mas consideração pelo que tenho apreendido neste blog. O blog continua rico! ;] E falando sobre a postagem...não foi à toa que escolhi esta para comentar. Muitas vezes, deixei de "ser" eu mesmo para agradar um certo "social" ou medo do que iriam dizer a meu respeito. Acho que isso também marca um pouco do que temos sido. Agora, é diferente. Estou seguindo um caminho ultimamente na graduação que diz de um "tornar realmente o que se é" e, por isso, cresci bastante no último mês. Valeu! Uma abraço. http://opequenoser.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Sou suspeita demais para falar de Clarice...me delicio, me entorpeço, me alegro, me emociono, me abraço com suas palavras...

    ResponderExcluir
  15. Assim como você, em um momento onde um suspiro maior é dificil de ser dado, onde “o coraçao tem que se apresentar diante do Nada sozinho e sozinho bater em silêncio de uma taquicardia nas trevas “, um amigo (sim homem!) tirou esse livro do armário e disse: leia-o! Infelizmente, ou felizmente, nunca devolverei esse livro pra ele novamente ! É apaixonante e nunca quis parar de lê-lo… a cada capítulo avançado, eu voltava dois! Realmente não há descrição para Clarice!
    Sugiro a todos tb: leiam! leiam e leiam! Não esperem um livro de auto-ajuda (não MESMO), mas de auto-conhecimento!

    ResponderExcluir