quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Anaïs Nin




Anaïs Nin é um símbolo amplamente reconhecido da literatura erótica.

Anaïs Nin nasceu em Neuilly, perto de Paris, no ano de 1903.
No ano de 1923, Anaïs Nin casa-se com Hugo Guiler, um homem com boa posição num banco internacional. Anaïs Nin passaria a ter uma vida confortável, com tudo aquilo com o qual qualquer mulher sonha. Um ano depois de se terem casado, Anaïs e Hugo mudam-se para Paris. Passando por diversos apartamentos, finalmente o casal encontrou uma casa ampla e bonita, embora Anaïs chegasse a viver por um tempo numa casa-barco.

Hugo e Anais abriram as portas da sua casa a diversos artistas, entre eles Henry Miller, com o qual Anais viveu um romance.

Deste romance é de realçar a existência de inúmeras cartas entre os dois amantes, que durante anos trocaram correspondência, revelando o teor desses mesmos registos fatos importantes da relação que uniam Anaïs a Henry. A vida de Anaïs passaria, mais tarde, a estar dividida entre Nova Iorque e Los Angeles, entre Hugo e Rupert, um amante bem mais novo.

Por esta altura, e após ter começado a escrever no momento em que viajou com a sua mãe e irmãos para Nova Iorque, Anaïs passaria a ser reconhecida no âmbito da literatura. Os seus diários percorriam os olhos de todos, bem como as suas novelas e poesias, ambas num estilo surrealista e particularmente erótico. O erotismo que deixava transparecer nas suas palavras fascinava os artistas da época, muitos deles seus amigos, e a sua escrita oferecia também uma sensibilidade e percepção muito especial.

Ainda que começasse a escrever muito cedo, Anaïs dedicou-se à escrita erótica por volta de 1940, embora a escritora afirmasse que os contos que escrevia eram encomendados por um coleccionador. Do primeiro livro de Anaïs, um ensaio sobre o escritor inglês D. H. Lawrence, Anaïs passaria, algum tempo depois, a dedicar-se ao erotismo literário.

De salientar que a passagem de Henry Miller na vida de Anaïs teve uma importância extrema, e apesar do relacionamento que mantinha com ele, consta-se também que a própria Anaïs esteve envolvida sexualmente com a mulher de Henry, June.

Uma mulher heroína para alguns, por ter exposto a sua sexualidade e intimidade sem pudor algum, mas também considerada uma mulher sem escrúpulos, a verdade é que Anaïs Nin cultivou em vida e em morte inúmeros leitores e aplausos. Faleceu em 1977, mas recebeu anos antes honras especiais do Colégio de Arte de Filadélfia, em 1973, e do Instituto Nacional de Artes, em 1974.


 

Obras
Em busca de um homem sensível
Henry & June
Pequenos pássaros
A casa do incesto
Uma espiã na casa do amor
Fome de amor
Diários Íntimos
Delta de Vênu

Um comentário:

  1. Olá, sou professor de literatura e adorei o teu blog. Vou recomenda-lo aos meus alunos.
    Anais Nin é muito importante para a literatura erótica. Infelizmente não li nada dela a não ser trechos esparsos. Grande abraço.

    ResponderExcluir