terça-feira, 23 de novembro de 2010

Amor, Festa e Devoção



Aos 45 anos de carreira, Maria Bethânia lança registro de espetáculo em homenagem a sua mãe, Dona Canô, gravado em março no Rio de Janeiro

Nos últimos anos, Maria Bethânia tem se debruçado em projetos que, em comum, falam muito sobre o Brasil. Segundo o poeta Ferreira Gullar, “uma cantora com profunda identificação com seu povo, sua cultura, suas raízes brasileiras”. Essa maneira muito própria de cantar a alma do brasileiro ganha mais um capítulo com Amor Festa Devoção, CD e DVD que registram a última turnê da intérprete.

Amor Festa Devoção, o show, deriva dos discos lançados por Bethânia no ano passado, Tua e Encanteria. Enquanto no primeiro o tema central é o amor, no último a celebração e a fé mananciais do povo brasileiro se apresentam através de 11 canções inéditas. O espetáculo nasceu dos dois discos, mas ganhou existência própria e trilhou caminhos muito mais amplos, a exemplo de todo e qualquer show de Maria Bethânia. Desta vez, a intérprete parte da tríade Amor Festa Devoção como fio condutor de um de seus trabalhos mais confessionais e afetivos:

- São palavras que me dão norte e que têm como subtexto a fé, a esperança e a caridade, características fortes em minha mãe. Isso explica a energia e o seu espírito para com a vida, os seus 103 anos... Tudo isso são aprendizados para mim. Só agora consigo traduzir em música, intenção e gesto tudo que ela representa para mim” – conceitua a cantora.

Assim, Bethânia parte das 22 novas canções dos discos Tua e Encanteria – das quais canta 18 no show – para tecer uma homenagem, a maior delas em 45 anos de carreira, à ‘mãe Canô’. Coincidentemente, as canções inéditas e temas abordados nos álbuns bivitelinos lançados no ano passado convergem todos para o fio condutor escolhido por Bethânia: as três palavras de ordem de sua mãe e, segundo a cantora, ‘ensinamentos dela para bem viver’. As músicas que completam o roteiro dão continuidade ao raciocínio da intérprete, formam um discurso único e linear: temas de Caetano Veloso (alguns inéditos na voz de Bethânia, como Queixa e Dama do Cassino), Chico Buarque (Vida), sucessos da carreira (como Explode Coração e O que é O que é, ambas de Gonzaguinha), além de canções do universo e dos tempos de Dona Canô - como Bom Dia (Herivelto Martins), Andorinha (Silvio Caldas) e Bandeira Branca (Max Nunes/ Laércia Alves) -, que sempre foi e é, ela, uma apaixonada por música.

A cenografia de Bia Lessa (que também assina a direção do espetáculo) se vale de elementos cênicos que identificam com muita clareza todo o conceito desenvolvido por Bethânia: o chão salpicado de rosas vermelhas, a madeira de tábua envelhecida, o manto também com rosas vermelhas e pequenas luzes internas que alternam cores, posição e ritmo, além de vários pequenos quadros com fotos de Anna Mariani (de fachadas de casas do interior do Nordeste) que retratam a fé, as pessoas e as coisas do Brasil tão presentes no canto, na essência e no discurso contundente desta artista que reordena na rota geográfica do país, universos e sentimentos, em geral, relegados ao esquecimento.

Nos extras, dois números gravados num palco sem plateia – Eu Velejava em Você (Eduardo Dussek/ Luiz Carlos Goes), que representa o Amor, e Sete Trovas (Consuelo de Paula/Etel Frota/ Rubens Nogueira), a Festa -, e um pequeno documentário que registra uma apresentação de Bethânia na Basílica de Aparecida do Norte, no dia 12 de outubro de 2004, que traz ainda depoimentos de fiéis e romeiros, além do encontro conclusivo da cantora com Dona Canô, a Devoção.

Além do DVD dirigido por André Horta, Amor Festa Devoção sai também em Blu-Ray e CD duplo.

Clique no link abaixo e compre:
http://www.biscoitofino.com.br


                                                                                       Fonte: Maria Bethânia Reverso

8 comentários:

  1. Não vi esse último show, mas sou MUITO fã de Bethânia há muito e muito tempo - e a considero uma das mais extraordinárias artistas brasileiras. Alguns de seus discos são, para mim, obras primas inesquecíveis (como "Maricotinha" e "Brasileirinho").

    Fiquei feliz ao encontrar, num blog, uma postagem sobre ela. :)

    ResponderExcluir
  2. Maria Bethânia é um show à parte.
    Gosto mto das músicas dela.
    Adorei o post sobre ela!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. www.preguicaalheia.blogspot.com

    Queroa agradecer por suas palavras no blog.. e parabenizar pelo seu blog.. vi que você é um amante por música e livros..rs.. o nome do seu blog combina totalmente com tudo. Parabéns novamente.

    Um artista para você ouvir e quem sabe escrever = Teatro Mágico..

    Depois volto no blog para ver mais...

    Abraço,
    P.A.
    _______________________________
    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Primeiro muito obrigado por sua visita ao Do nada!


    Gostei muito da sua originalidade...percebi q vc gosta muito de música ...eu tbm gosto muito !!

    E aliás "Sabor da Letra" é oq realmente alguem q ama música sente,quando toca "aquela música" se é q vc me entende ^^

    Parabéns pelo blog!!!



    Equipe Do Nada!
    http://doonada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu caro Evandro!
    Muito obrigada por sua visita em meu blog, vim retribuir e adorei o seu espaço. Vou passar sempre por aqui para conferir as novidades.
    Que legal que vc tb é jornalista, com certeza vamos nos dar muito bem.
    Sobre o post só tenho a dizer que a Maria Bethânia é uma grande referência da nossa música. Somos privilegiados, de fato. Ela realmente leva em cada canção as marcas do nosso povo =)
    Um forte abraço e te espeor lá no blog.
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. gostaria de agradecer pela visita ao meu espaço, espero te ver mais vezes por lá.
    estou lendo algumas postagens antigas e estou gostando muito do conteúdo do seu blog.
    Gostaria de pedir um favor. recebi recentemente o convite para fazer parceria com uma editora, mas para que eu consiga receber os livros para sorteá-los para os seguidores, tenho de ter um número mínimo de 500 seg. se não fosse pedir muito, gostaria que me linkasse em sua lista de blogs, ou fizesse um post pequeno e simples para divulgar o meu.
    Desculpa qualquer coisa.
    Abraços
    T!@

    ResponderExcluir
  7. Oi, muito obrigado pela visita e pelo reconhecimento, muito obrigado mesmo, compartilho da sua perspectiva... e carrego comigo que escreve para guardar em fundos de gaveta não é legal, as palavras tem asas e pernas, precisam andar por ai.

    dpeois olharei melhor seu blog, estou tendo dias meio carregados na faculdade. Mas obrigado mesmo
    em breve retornarei

    ResponderExcluir
  8. Esse show é MUITO BOM! eu tive a honra de assisti-lo e posso garantir: é MARAVILHOSO ver essa diva da música brasileira ao vivo!

    ResponderExcluir