domingo, 5 de dezembro de 2010

A Hora da Estrela


A hora da estrela é também uma despedida de Clarice Lispector. Lançada pouco antes de sua morte em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.

É pelos olhos do narrador e através de seu domínio da palavra que a existência e a essência são expostas como interrogações. Tal presença masculina retrata um universo de fragmentos, onde o ser humano não é respeitado, mas desacreditado nessa reconstrução de uma realidade mutilada.

Em A hora da estrela Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice.

A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora. Como diz o personagem Rodrigo, estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. É Clarice contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.

9 comentários:

  1. Bela obra, passei a conhecer Clarice Lispector depois da indicação de uma professora, desde então começei a compreender melhor sua vida e suas obras.

    http://gigabyteblogger.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita,espero que tenha se aquecido com minha colcha de retalhos. Será sempre bem vindo.
    Dei um passeio pelo seu blog e estou saindo com "sabor de quero mais", vou voltar mais vezes, gostei muito do que vi.Adoro Clarice.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo Clarice da criação a critura...E o sabor das suas palavras...são de um saber abstrato e sinestésico demais. Adorei seu blog e sua visita. Obrigada pela visita.


    Minha estrela não tem pontas é feita de luz de contas e contos, que estão além dos céus...Se brilha já é palavra...

    ResponderExcluir
  4. É maravilhoso, assim como tudo da querida Lispector que consegue tocar-me lá no fundo... bem no fundo.

    Adorei seu blog! Darei mais uma fuçada e estou seguindo.

    Tenha uma semana repleta de luz!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estava no 1º período da faculdade, estudei "A Hora da Estrela", sinto muita saudade em relembrar. Certamente, este livro foi uma experiêcia muito forte para minha vida acadêmica e pessoal.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Cara,
    Desculpa não comentar sobre a postagem. Mas não tenho condições de refletir hoje...ainda estou meio anestesiado com o título conquistado ontem pelo meu Fluminense.
    Volto com mais calma depois.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Fernando Sabino escreveu para Clarice Lispector: A gente sofre muito, o que é preciso é sofrer bem, com discernimento, com classe, com serenidade de quem já é iniciado no sofrimento.(In: Cartas perto do coração). De acordo com Kety Franciscatti, sofrer bem como expressão literária é encarar a morte em vida para que deste estado a vida seja potencializada. Muitos personagens de Clarice como Macabéa (alusão irônica aos sete macabeus, personagens bíblicos) e Virgínia em "O Lustre" são melancólicas e vivem uma vida medíocre, uma sobrevida Paradoxalmente, apenas no momento da morte é que a vida lhes é enaltecida, como as estrelas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir