segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Se eu Fechar os Olhos Agora


Dois meninos encontram o corpo de uma linda mulher, morta e mutilada às margens de um lago, numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense. Assustados, Eduardo e Paulo, de 12 anos vão à polícia, onde acabam sendo tratados como suspeitos. São libertados pouco depois, quando o marido da vítima, um homem frágil, confessa o crime.

A brutalidade do assassinato, a indiferença da polícia e a falta de lógica da explicação oficial para o crime intrigam os meninos. Começam uma investigação, à qual se une um velho misterioso, ex-preso político da ditadura Vargas. Dele, ouvem um aviso que marca o começo de um turbilhão de acontecimentos: “Nada neste país é o que parece.”

Em pouco tempo, percebem que a mulher tem uma estranha ligação com os homens mais importantes da cidade e um passado nebuloso, repleto de contradições. A investigação de Paulo e Eduardo desvendará ainda um perverso painel em que violência sexual, racismo, corrupção e espúrias alianças políticas se misturam. Para os meninos, será um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta.

Em sua estréia literária, Edney Silvestre constrói uma trama eletrizante e comovente, repleta de referências a um dos momentos mais importantes do cenário político e cultural do Brasil e do mundo. Transitando por gêneros tão distintos quanto o policial, o histórico e o romance de formação, Se eu fechar os olhos agora é uma leitura vertiginosa, que retrata a essência da nossa sociedade.

Essa é uma história que foge dos padrões, e não é somente por sair do clichê. A narrativa utilizada por Edney foge um pouco dos padrões para este tipo de livro, é uma escrita mais poética, ouso até afirmar que se torna mais humana. Falo isso porque, se tivesse utilizado outra forma de escrita talvez não sensibilizasse tanto o leitor como ocorre ao ler o livro. E o consegue porque seu foco não está somente no assassinato, mas no impacto que ele provoca na vida das personagens. A época em que se passa a história, também está incutida no desenrolar do texto. Por vezes tive a sensação de estar diante de uma chanchada (embora do gênero esteja incutido mais no cinema do que na literatura) auge naquela época.

É uma historia que toca o coração do leitor. Nos instiga a ler cada vez mais e nos faz pensar um pouco sobre a dor, não da perda, mas do impacto que ela causa nas pessoas, sendo alguém próximo ou não. A qualidade e beleza da história rendeu a Edney Silvestre – que já é conhecido por seus trabalhos como jornalista – o prêmio Jabuti de melhor romance de 2010.



“Numa manhã de sol de abril de 1961, dois meninos encontram, por acaso, o corpo dilacerado de uma mulher. A partir desta macabra descoberta, que mudará para sempre suas vidas, Edney Silvestre autopsia, com a fina sensibilidade de um raro prosador, a essência da nossa sociedade. O corpo de Anita, a morta, transubstanciado no corpo do Brasil.” — Luiz Ruffato

“Edney Silvestre não me surpreendeu com o romance Se eu fechar os olhos agora: sua penetração psicológica, respeito e visão aguda das questões literárias ao entrevistar autores demonstrava que ali havia um escritor de primeira.” — Lya Luft

“Um thriller envolvente, que vai em busca da infância de suas criaturas, num romance que nos enreda pelos diálogos ágeis, bem-humorados, inteligentes.” — Livia Garcia-Roza


O autor e jornalista Edney Silvestre

14 comentários:

  1. Oi , Evandro !


    Já te sigo tem um tempinho , ...Rs
    Que bom que gostou do blog e obrigada
    pelo comentário super gentil .

    Gosto muito de seu blog , só nunca tinha feito
    comentários.

    Bjo e um Feliz 2011 !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sinopse do livro! Quero ler! :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro.
    Parece ter uma linguagem supreendente..
    Fiquei com vontade de ler.
    Um beijo!

    www.potedesonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hmm, interessante. Livros com abordagem de temas como esses, de policial e histórico, sempre são interessantes de ler porque prendem o leitor, deixa o leitor instigado, e isso é muito bom.

    Boa indicação, e me deixou na curiosidade em lê-lo :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Agradecida pela visita ao significantes!
    Seguindo aqui tb.
    Deu-me imensa vontade de ler o livro que citas, ainda mais com indicação da Lívia!

    ResponderExcluir
  6. Evandro, já pensou em vender suas críticas literárias a editoras? vc escreve super bem e certamente desperta na gente o desejo de também ler o que vc leu. bjs angelo

    ResponderExcluir
  7. realmente a escrita aqui aguça os sentidos, estou de colher e garfo saboreando,


    abraço

    ResponderExcluir
  8. Moço, eu estava precisando desse estímulo para comprar e ler esse livro do Edney Silvestre. Sou apaixonado por literatura policial, mas um pouco fastiado com o lugar-comum que se transformou os enredos. Lendo seu post percebi que estava enganado em relação a esse livro.

    Gosto muito do programa do Ednay Silvestre na Globo News, cada entrevista memorável... aquela com Adélia Prado foi histórica. Ele é muito bom, conhece bem a obra dos entrevistados, e faz perguntas ótimas.

    Obrigado pela dica literária, vou comprar ainda hoje para ler na viagem, bjos

    Veleiro

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando ler ++++!!!

    Bem q vc poderia fazer um sorteio de alguns livros q vc leu e queira doar para outras pessoas..rs..

    Abraço,
    P.A.

    ResponderExcluir
  10. .

    Olá, Evandro!

    Que legal seu cantinho! Com ótimas dicas literárias. Vi que temos muito em comum, além dos três grandes escritores que você citou no comentário, vi também nos seus livros preferidos vários que são meus também. Quanto aos três citados, amo de paixão! Em especial, do Pessoa, 'Primeiro Fausto', que acho belíssimo!

    Volto depois com mais tempo para ler mais, e também te convido para conhecer meu outro blog, onde posto trechos de alguns livros preferidos.

    http://sonhocomestrelas.blogspot.com/

    Como sou péssima com as palvras, pego emprestadas as que me encantam. rsrs


    Te sigo também!

    Beijos

    .
    .

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro!
    Vou comprá-lo.

    Seu texto é ótimo, deveriam lhe pagar pela propaganda!

    abraço

    ResponderExcluir
  12. rá, adivinhei, entao?

    curso jornalismo, vou aprender a escrever assim tb!

    abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou conhecendo hoje o seu blog e gostei muito. Parabéns pelos textos e ideias! Já estou seguindo. Se tiver um tempinho, faça uma visitinha ao meu - também publico sobre literatura. Abraços e ótimo 2011.
    Carolina
    http://retalhoseepopeias.blogspot.com

    ResponderExcluir